Junho é o esperado mês das Festas Juninas ( que se estendem no mês de Julho*), evento repleto de tradições e que agrada à maioria dos brasileiros. Os ingredientes principais das deliciosas receitas dessa ocasião possuem muitos nutrientes importantes para a saúde, mas são calóricos, ricos em açúcar e gordura, portanto devem ser consumidos com moderação.

 

Dentre estes ingredientes, destacamos:

 

  • Milho: alimento energético, rico em fibras, vitaminas E, B1 e B2. Do milho são feitos o cural, o bolo de fubá, a pamonha e a canjica.
  • Amendoim: rico em ácidos graxos monoinsaturados (importantes no controle do colesterol), ômega 3 (antioxidante e anti-inflamatório), vitamina E, vitaminas do complexo B, selênio e magnésio. É consumido cru ou torrado e usado no preparado de doces como a paçoca e o pé-de- moleque
  • Batata doce: rica em carboidratos, vitamina A (ação antioxidante), vitamina C, vitaminas B1, B2 e B5, magnésio, fósforo e ferro (previne a anemia). É servida assada ou em doces e bolos.
  • Pinhão: rico em carboidratos e pobre em gorduras, sua polpa é fonte de ferro, fósforo, vitamina C, vitaminas do complexo B e proteínas.
  • Abóbora: rica em betacaroteno (precursor da vitamina A), vitaminas do complexo B, fibras e ferro.
  • Coco: sua polpa é rica em gordura e fibras. É também fonte de potássio (auxilia no controle da pressão arterial), sódio e fósforo.

Aprenda a receita do DOCINHO DE BATATA DOCE COM COCO, delicioso e funcional:

Doce de batat doce (1)

 

. 500 g de batata doce

. 100 g de coco ralado fresco

. 2 colheres de sopa de açúcar de coco ou demerara

. 400 ml de água quente

. cravo da Índia

 

Modo de fazer:

 

Descascar as batatas e cortar em cubos. Bater 50 g do coco ralado com a água quente. Colocar esta mistura em uma panela, adicionar a batata doce, o açúcar de coco ou demerara e alguns cravos. Quando a batata amolecer, retirar os cravos e mexer, amassando bem, até ficar uma massa homogênea. Acrescentar 30 g do coco ralado e misturar bem. Deixar esfriar e enrolar os docinhos, passar no coco ralado restante e decorar com os cravos da Índia.

 

LEMBRETE: consumir com moderação

* Nota do Editor