Muitas pessoas me perguntam o que é Sexologia e o que faz um sexólogo, então vamos lá.

 

Sexologia é a ciência que estuda o comportamento sexual humano em todas as fases da vida e engloba diversos aspectos, como o biológico, psicológico, cultural e religioso.

 

Os problemas relacionados à sexualidade podem ter causas biopsicossociais, ou seja, físicas, emocionais e sociais. Para cada área teremos um profissional especialista. É o caso do profissional da Psicologia, Medicina (urologista e ginecologista) ou Fisioterapia, que juntos auxiliam a pessoa a vivenciar de forma mais saudável sua sexualidade.

 

A vivência sexual é influenciada pelo stress, a história de vida, tristeza, insegurança, medo, religião, baixa autoestima, dentre outros fatores, podendo ocorrer dificuldade de ereção, diminuição do desejo, dor na penetração, ausência de orgasmos, culpa por razões de fundo moral ou religioso.

 

O psicólogo sexólogo, na terapia sexual individual ou de casal, trabalha as causas emocionais que obstruem a sintonia sexual, proporcionando condições para questionar atitudes que geram instabilidades e imaturidades comuns da relação amorosa.

 

O sexo alivia tensões físicas e emocionais, melhora a circulação sanguínea, aperfeiçoa a parte física, autoestima, além de ser um exercício físico relaxante, por isso, vale a pena investir em uma vida sexual saudável.Sexologia