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A expressão “você é o que você come” pode ser mais verdadeira do que pensamos. Além de nutrir o organismo internamente, uma alimentação adequada se reflete em nossa aparência, especialmente no que se refere à beleza da pele, do cabelo e das unhas.

Hoje vamos falar especificamente sobre a pele. Há muitos fatores que contribuem para uma pele radiante, viçosa, sem manchas e acne, como a genética e o uso diário do filtro solar, que deve ser usado inclusive no inverno.

Alguns alimentos, dependendo do seu conteúdo de vitaminas, minerais e antioxidantes, podem ajudar-nos a ter uma pele bonita, saudável e jovem por mais tempo, se consumidos com regularidade. Listamos alguns:

• Água: sim, a água é um alimento, vital para nossa sobrevivência, essencial para manter a pele e o corpo hidratados. O ideal é tomar no mínimo 8 copos de água por dia, em qualquer estação do ano. O primeiro copo deve ser tomado em jejum, para eliminar toxinas, ativar o metabolismo e ajudar a manter a elasticidade e tonicidade da pele.

• Frutas vermelhas: nesta categoria se incluem frutas como morango, amora, mirtilo, framboesa, açaí, cranberry. Ricas em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, retardam o envelhecimento, amenizam as rugas e os danos causados à pele pelo sol.

• Frutas cítricas: são aquelas que contém uma grande quantidade de acido cítrico, vitamina C e vitamina A, como laranja, limão, tangerina, acerola, caju. Essas substâncias são um excelente antioxidante para a pele, ajudando a eliminar os radicais livres e, com isso, retardar o seu envelhecimento.

• Grãos integrais, como a quinoa, são fontes de selênio, que podem melhorar a elasticidade da pele.

• Frutas secas como nozes, castanhas e amêndoas são fonte de Vitamina E, que protegem nossa pele dos raios solares.

• Folhas verdes-escuras como a couve são ricas em Vitamina K, conhecida por impedir a inflamação da pele, que pode resultar em acne e rugas.

• Abóbora e cenoura: contêm beta-caroteno, que se converte em Vitamina A, prevenindo o envelhecimento da pele e minimizando o efeito dos raios solares.

• Peixes como o salmão e a sardinha, ricos em Ômega 3, substância que participa da regeneração celular de todo o organismo.

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Os sucos são uma boa forma de incorporar vários desses alimentos no cardápio diário.

RECEITA DE SUCO PARA A PELE:

. 1 maçã
. 2 cenouras médias
. 1 laranja
. 2 ramos de salsinha
. folhas de hortelã a gosto

Bater todos os ingredientes no liquidificador e consumir em seguida.

No próximo post, falaremos sobre os alimentos que colaboram para a saúde e beleza dos cabelos e das unhas.

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