No frio ou no calor, a hidratação do organismo é tudo. Água, sucos, água de coco… Tudo isso vai muito bem. Mas você sabia que pode melhorar o aporte de líquido ingerindo frutas?

Veja algumas sugestões de Rosana Perim, que é gerente de nutrição do Hospital do Coração (HCor):

Abacaxi: composto por vitamina C, ácido málico e bromelina, que auxilia na digestão e garante boa hidratação, por possuir 87% de água em sua composição. Possui baixo valor calórico (48 calorias em 100 gramas).

Ameixa: rica em potássio, vitamina A e E e baixo valor calórico (46 calorias por 100g). Devido ao seu elevado teor de água e de potássio, produz um efeito diurético benéfico, além de ser ótima fonte de ferro, cálcio e fósforo.

Laranja: Além da famosa vitamina C, também oferece cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Composta por 89,6% de água contém fibras e antioxidantes.

Mamão: ótima fonte de vitaminas A e C, além de possuir 86% de água em sua composição. Recomenda-se consumir uma fatia pequena do mamão formoso ou uma metade do mamão papaia, diariamente, em qualquer horário do dia.

Melancia: uma das frutas que mais hidratam, por conter cerca de 90% de água em sua composição. Rica em vitaminas A, B6 e C, potássio, ferro, cálcio e licopeno. De baixo valor calórico, pode ser consumida mais de uma vez ao longo do dia. Uma boa dica é fazer suco da fruta, que não necessita adicionar açúcar ou adoçante.

Melão: fornece grande quantidade de líquido necessário para uma boa hidratação. Possui alto teor de cálcio, magnésio e vitamina C, que ajudam na recuperação dos sais mineiras perdidos no suor. Pode ser consumido também em saladas e sucos.

Pera: uma das frutas com maior teor de fibras (cerca de 2,5g por unidade), ajuda a regular o intestino. Possui zinco, vitaminas A e C e potássio. Por conter muitas fibras, aumenta a sensação de saciedade e pode ser consumida várias vezes ao dia.

Saudável… e delicioso, não?

Foto: Pixabay

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